terça-feira, 24 de agosto de 2010

Roma-

Roma

ChecKList

ONDE FICAR:

Margutta 54

Via Margutta 54, 00187

Tel:+39 0669921907

www.romeluxurysuites.com/margutta/

Em 1855, um palácio foi construído na Via Margutta, e dividido em estúdios onde, algum tempo depois, figuras como Picasso e Igor Stravinsky moraram e produziram suas obras. Atualmente, o Marguta 54 é um hotel de luxo com, como o próprio nome diz, 54 suítes. Estas, decoradas com design moderno, são equipadas com cama king size ( roupa de cama da Frette), TV de plasma, uma ampla sala, banheiro e closet. Há um personal staff para indicar e preparar programas inesquecíveis em Roma.

De Russie

Via del Babuino 9, 00187 Roma

Tel: +39 06 32 88 81

www.hotelderussie.it/rome

O De Russie localiza-se na Via del Babuino, entre as Spanish Steps e a Piazza del Popolo, parte central de Roma. Há um “jardim secreto” no hotel , escondido por uma construção da rua, onde funciona o restaurante de cozinha mediterrânea “Le Jardin de Russie”.

São 122 quartos, 33 deles com terraço privativo. O maior deles é a Nijinsky Suite, com 172 metros quadrados e um terraço de 239 metros quadrados. A vista dá para o “jardim secreto” do hotel e para os arranha-céus de Roma. Na suíte, um quarto com cama king size, quarto de vestir, dois banheiros (um com sauna a vapor decorado com mosaicos de mármore, e outro para os convidados); uma sala com TV de plasma, estúdio, cozinha com bar separado, e uma sala de jantar que acomoda 10 pessoas. Ufa!

Forty Seven

Via L. Petroselli, 47, 00186 Rome.

Tel: +39 06 6787816

www.fortysevenhotel.com

Para quem gosta de arte e deseja mergulhar na alma dos antigos templos de Roma este é um forte candidato. Aqui o visitante se encontra ao lado do Fórum Romano e do Coliseo. Além disso, é possível conferir obras de grandes artistas modernos da Itália, como Modigliani, Greco e Mastroianni, que ficam espalhados pelos quartos e corredores do hotel. São 61 quartos, sendo dois deles suítes, que incluem duas Tvs, banheiros com paredes de mármore e vista panorâmica para o Templo de Vesta. E para se deliciar com a culinária primorosa dos italianos, os hospedes contam com o Ristorante Giano, um restaurante mediterrâneo, com pratos regionais e internacionais. Para os noturnos, o Circus Bar fica no terraço com jardim, que abriga vista para a cidade. Academia equipada e duas salas de reunião também se encontram à disposição. O site da oficial fornece um tour virtual pelos aposentos do hotel para quem deseja conferir.

The Inn at The Spanish Steps

Via dei Condotti 85, 00187 Roma

Tel: +39 06 69 92 56 57

www.atspanishsteps.com

O hotel boutique está escondido na Via dei Condotti, em meio a lojas de grife e vizinho à Piazza di Spagna, um dos locais mais cobiçados de Roma. A construção, listada como monumento histórico, era uma antiga residência do século 17 que foi reformada e adaptada ao conforto moderno. Alguns quartos, porém, ainda conservam afrescos pintados no teto e lareira, e tem vista exclusiva para as escadarias da Piazza di Spagna.

Villa Spalletti

Via Piacenza 4

Tel: +39 06 489 079 34

www.villaspallettitrivelli.com

Quem procura privacidade e requinte, encontra no Villa Spalletti o refúgio apropriado. Com apenas 12 quartos, o Villa foi construído no ínicio do século 20, e era ponto de encontro de artistas e políticos da época. Mais tarde, a residência foi transformada em hotel, mas ainda preserva a decoração original. Nas paredes dos salões, pinturas contrastam com a tapeçaria do século 16, e nos quartos, o arquiteto Piero Alessandrini misturou móveis originais a texturas e materiais contemporâneos.Os detalhes mostram o refinamento: roupa de cama da Flanders e loções da Cashmere nos banheiros. Todos os quartos têm vista para o jardim do hotel.

Éden

Via Ludovisi, 49

Tel: +39 06 478 121

www.lemeridien.com/eden

Era no Éden que Fellini gostava de dar entrevistas, enquanto contemplava a vista da Villa Médici. E parece que o hotel, localizado a 5 minutos da Piazza di Spagna, caiu mesmo no gosto dos artistas. Figuras como Anthony Hopkins, Leonardo di Caprio e Richard Gere se hospedam lá quando vão a Roma. No último andar, pode-se optar por dois restaurantes, o La Terrazza ou II Giardino, e apreciar a vista incrível de Roma durante a refeição. Para acompanhar, boas safras de vinho estão disponíveis na adega do hotel.
RESTAURANTES

Gusto

Boa parte da região que cerca a Piazza Augusto Imperatore é ocupada pelo Gusto. Ótima opção para fugir do óbvio, o restaurante tem como especialidade frutos do mar e pratos vegetarianos, preparados de forma simples, mas muito saborosos. Quem não dispensa uma boa pizza, pode caminhar alguns metros e entrar na Pizzaria Gusto. Ambos restaurantes são decorados predominantemente em branco, que contrasta com fotos de músicos em preto e branco dispostas nas paredes. O complexo inclui ainda uma livraria, onde pode-se encontrar utensílios de cozinha, vinhos, massas, pães e uma pequena osteria formaggeria, que disponibiliza mais de 300 tipos diferentes de queijo para degustação.

Piazza Augusto Imperatore, 9

Tel: +30 06 322 62 73.

Das 12h30 às 15h00 e das 19h30 à 1h00.

La Pergola

O Chef berlinês Heinz Beck chegou na Itália há 15 anos atrás sem ao menos falar italiano, e criou, 10 anos depois, o La Pergola, 5° restaurante do país a entrar como 3 estrelas no Guia Michelin. Sua sacada foi misturar com maestria a culinária alemã à italiana, criando um estilo gastronômico particular. O restaurante fica no último andar do hotel Cavalieri, com vista para a Capela di San Pietro e seus arredores.

Hotel Cavalieri Hilton,Via Cadlolo 101.

Tel: +39 06 350 921 52.

Das 19h30 à 1h00. Fecha as terças e domingos, 3 semanas em janeiro e 2 semanas em agosto.

La Campana
É o restaurante mais antigo de Roma, e considerado um dos melhores. São três salas de decoração simples, duas grandes e uma pequena disponível para eventos privados. No cardápio, a cozinha tradicional de Roma. A casa recomenda: Carciofo alla giudia (alcachofras à moda judaica), Tagliolini con Alici Fresche e Pecorino (massa com anchovas frescas e queijo pecorino) , La Coda alla Vaccinara e Croccanti Fritti (rabo de boi frito). É aconselhável reservar mesa.

Vicolo della Campana, 18.

Tel: +39 06 686 78 20 ou 06 687 52 73.

Das 12h30 às 15h00 e das 19h30 às 23h00. Fecha às segundas

Da Baffeto

O nome se deve ao proprietário do restaurante (baffeto em italiano significa bigode).É a Pizzaria mais tradicional e famosa entre os romanos. O local está sempre cheio, às vezes chega a ter fila, mas vale a pena esperar. Uma verdadeira experiência romana.

Via del Governo Vecchio, 114.

Tel: +39 06 686 1617

Aberto somente para o jantar.

Settimio all’Arancio

Escondido numa ruazinha próxima a Piazza San Lorenzo in Lucina, o Settimio All’Arancio conquista paladares há 30 anos. O Chef Lino, proprietário de mais dois restaurantes na cidade, frequentemente reinventa os pratos à base de frutos do mar. Lá é também um dos únicos lugares em que os carnívoros podem experimentar carne de cavalo. As mesas ao ar livre são uma boa pedida para as noites de verão. Só não esqueça de reservar.

Via dell’Arancio, 50.

Tel: +39 06 687 61 19.

La Rosetta

Vizinho ao Pantheon, um dos monumentos mais intrigantes de Roma, está o primeiro restaurante especializado em frutos do mar da cidade. Aberto desde 1966, o La Rosetta foi aos poucos sendo aclamado pela critica gastronômica mundial, graças à frescura dos peixes, que vem da Sicilia diariamente e são escolhidos a dedo pelo fornecedor Marco, homem de confiança do Chef Massimo Riccioli. O cardápio e a carta de vinhos variam conforme as estações do ano.

Via della Rosetta 8.

Tel: +39 06 686 1002.

Aberto de segunda a sábado, para almoço e jantar.

Al Vero Girarrosto Toscano

O ambiente é sóbrio, silencioso, perfeito para desfrutar o melhor da gastronomia italiana. Ótimo desfecho para um dia ensolarado na città, o restaurante Al Vero Girarrosto Toscano fica próximo a Via Veneto, e costumava ser freqüentado por figuras como Fellini e Giulietta Masini. Experimentamos o Grand’Antipasto Del Girrarosto, o Tortellini Alla Crema, e o Scaloppine Al Limone. Termine com o Tiramissu, maravilhoso. Pratos deliciosos combinam-se a um atendimento de primeira, e garantem um ótimo fim (ou inicio) de noite. É aconselhável reservar mesa.

Via Campânia 29, 00187

Tel:+39 06 4201 3045.

Das 12h30 às 15h00 e das 19:30 às 24:00.

RESTAURANTES ECONÔMICOS:

Hosteria dal Moro

Bem no meio do burburinho de Trastevere, a Hostaria dal Moro é um restaurante com cardápio amplo e preços generosos. Para sentir o clima de Trastevere, sente-se numa das mesas dispostas na rua e começe a noite com um jantar informal e animado. Dentre os pratos, destaca-se o Frango à Parmegiana, a Lasanha, e o Vitelo ao Molho de Gorgonzola.

Vicolo del Cinque 35.

Tel:+39 06 580 91 65.

Trattoria Da Gino e Pietro

A Trattoria Da Gino e Pietro é uma tipica osteria romana onde come-se muito bem, sem gastar muito. Dentre os pratos, destaca-se a pasta All’matriciana (molho feito a base de bacon e pimenta), o Stracetti al Gorgonzola ( filé picadinho ao molho de gorgonzola), e Saltimbocca alla Romana (escalope de vitelo envolto em presunto cru, temperado com salvia).Como sobremesa, o Tiramissu especial da casa, cujo sabor faz lembrar os doces da nossa terrinha. A diferença esta na consistência e no sabor: ele é bem mais doce e rígido (como uma mousse) do que os tiramissus convencionais.

Esquina da Via Del Governo Vecchio 106, com a Via Vicolo Savelli.

Telefone: +39 06 686 1576

Das 12:00 às 15:00 e das 18:30 às 23:00.

Pizza Pazza
A cultura de rua de Roma é forte. No final da tarde, pessoas costumam reunir-se nas praças para tomar cerveja, conversar, e aproveitar a brisa que apazigua o calor. Há uma em Trastevere chamada Piazza Trilussa. Ela é pequenininha e tem escadarias que desembocam numa fonte, onde é possível matar a sede. Muita gente começa a noite lá, comendo um pedaço de pizza sentado nas escadas. Há uma pizza a taglio (pedaço de pizza) chamada Pizza Pazza. É só escolher pedaços de diversos sabores, pedir que sejam embalados para viagem, acomodar-se sobre os degraus e devorá-los observando o movimento, como um bom romano faz!

Piazza Trilussa, 42.

Tel:+30 34 7991 5292

Trattoria da Gildo

A Trattoria da Gildo fica numa ruazinha calma de Trastevere, longe da bagunça que reina na maioria dos endereços de Roma durante o verão. Suas paredes brancas são coloridas por diversos quadros, e do lado de fora, mesas protegidas do sol, para quem quer almoçar na sombra e apreciar a arquitetura do bairro. O restaurante funciona desde 1958, e está a poucos metros do Jardim Botânico. No cardápio, a típica cozinha italiana.

Via Della Scala 31.

Tel: +39 06 580 0733

BALADAS E BARES

Circolo Degli Artisti
Espaço onde ocorrem baladas, peças de teatro e outras formas de manifestação cultural, o circulo é ideal para ver e conhecer gente descolada, e um dos pontos noturnos mais famosos de Roma. O lugar tem uma area externa enorme, com espaço para projeção de filmes, piscina, e uma pista de dança onde predomina o rock and roll e a música eletrônica.

www.circoloartisti.it

Freni e Frizioni

Sempre cheio, o Freni e Frizioni é um dos locais escolhidos para começar a noite na região de Trastevere, em Roma. O bar ocupa hoje o que ja foi uma antiga oficina, e desemboca num enorme “quintal de rua”, onde a gente começa a se aglomerar por volta das 19:00 para comer um aperitivo, ouvir boa música, e tomar um drink. Falando em drink, o Cosmopolitan é uma delícia, e tem gente que garante que Kate Moss elegeu o Mojito do bar como o melhor de Roma.

www.freniefrizioni.com.

GELATO

Giolitti

Essa é uma das famosas gelaterias de Roma, e funciona há mais de 100 anos ( desde 1900). Não é preciso dizer que os sorvetes são deliciosos. As receitas foram criadas pelo então proprietário Silvano, e hoje o estabelecimento é administrado por seus filhos. No local, que fica próximo ao Pantheon, também é possível encontrar outros doces típicos. Alguns foram criados para celebrar datas especiais, como o Coppa Olímpica, que nasceu em 1960, época em que Roma foi sede dos Jogos Olímpicos. Feito à base de panna, tem o interior rechado de biscoito, sorvete e chocolate. Só de olhar, já da agua na boca!

www.giolitti.it

ONDE COMPRAR:

Grifes:

Giorgio Armani: Via Condotti, 77

Gucci:Via Condotti, 8

Valentino: Via del Babuíno, 61

Ferragamo: Via Condotti, 73-4

Versace: Via Bocca di Leone, 27

Fausto Santini: Via Frattina, 120

Fendi: Largo Goldoni, 420

Philosophy di Alberta Ferreti: Via Condotti, 34

Laura Biagiotti: Via Borgognona, 43-4

Hermès: Via Condotti, 67

Trussardi Via Condotti, 49/50

Bulgari: Via Condotti, 10 e Via Aurélia 1052

Dior: Via dei Condotti, 4

Dolce & Gabbana: Piazza di Spagna, 93
ONDE IR:

Perambular pelas ruas de Roma já é uma atração por si só. Você sai andando e se depara com a Fontana di Trevi, caminha por algumas ruelas e lá está o Pantheon... Fora a quantidade de igrejinhas charmosas e pouco conhecidas que se distribuem por toda a cidade: encontra-las é sempre uma surpresa, e o melhor de tudo é que estão quase sempre vazias.

Uma dica: se vai a Roma na alta temporada (de junho a agosto), visite os monumentos à noite. Você vai poder senti-los em uma atmosfera totalmente diferente, mais romântica, sem aquela legião de turistas que se espreme durante o dia para conhecê-los.

Claro, a fila é inevitável quando temos que entrar neles, como no Vaticano ou no Coliseu, mas mesmo assim, conhecê-los em outra perspectiva é uma experiência inesquecível. À noite, muitos jovens romanos se reúnem ao redor do Coliseu para beber vinho e jogar conversa fora.

De madrugada, o silêncio ao redor da Fontana di Trevi nos permite ouvir o ruído das águas, e reparar em cada detalhe. Nada como uma boa caminhada pelas ruas de Roma após o jantar. A cidade está fresca, e é toda sua! Aproveite!

Vaticano

Impossível ir à Roma e não visitar o maior templo do catolicismo, para ver os afrescos que Michelangelo pintou na Capela Sistina, assistir a missa que o Papa Bento XVI celebra na Praça de São Pedro (todo domingo às 10h), subir na cúpula da capela de São Pedro e apreciar a vista de Roma... Para evitar as filas, visite o Vaticano em dias da semana, no horário do almoço.

www.vatican.va

Pantheon

A construção desse monumento, que ocorreu entre 118 e 125 d.C, é prova da genialidade romana: um domo permite que a luz entre no “templo de todos os deuses”, e conforme o dia passa, um ponto diferente do templo é iluminado. Mesmo sendo aberto, quando chove, não cai água lá dentro!

Piazza della Rotonda

Ônibus: 116, entre outras linhas

Piazza Navona

Uma das praças mais bonitas de Roma, está repleta de bares, cafés e algumas construções, dentre elas, a Embaixada do Brasil. Ela dá acesso a Via del Governo Vecchio, rua que tem inúmeros cafés e restaurantes (comida mais gostosa e mais barata que a da Piazza Navona), e uma livraria incrível chamada Altrettanto, que fica aberta até as 3 da manhã.

Ônibus: 46, 62, 64, 81, 87, 116, 492, 628

O Coliseu e o Fori Imperiali

Pegue um ônibus e desça na Piazza Venezia, uma praça enorme onde Mussolini fazia seus discursos. De lá também é possível avistar o Altar à Pátria, erguido em homenagem a Vittorio Emanuele, primeiro rei da Itália unificada. Depois, vá andando até o Coliseu, e enfrente a fila para conhecer o antigo palco de combate entre gladiadores e animais selvagens. O fórum está logo ao lado, e é possível comprar um único ingresso para conhecer as duas atrações.

www.capitolium.org/

Ônibus: 11, 27, 81, 85, 87

Campo dei Fiori

A noite, uma legião de jovens se reúne ao redor da praça, que é cheia de bares, para beber e conversar. O cenário muda durante a manhã, quando o Campo dei Fiori é invadido por uma feira, repleta de cores e sabores.

Ônibus: 116

Piazza di Spagna

Ótimo lugar para uma pausa, e um gellato: sente-se nos degraus da Scalinata di Spagna, uma escadaria imensa que desemboca na Fontana della Barcaccia, e observe o movimento de uma das regiões mais luxuosas de Roma: abaixo, na Via dei Condotti, o comércio rola solto: Dior, Gucci, Louis Vuitton...

Metrô: Spagna

Santa Maria in Trastevere

Não deixe de conhecer a primeira igreja cristã de Roma, que fica num dos bairros mais gostosos da cidade, Trastevere.
Piazza Santa Maria in Trastevere
Ônibus: H, 23, 44, 75, 280.

Nenhum comentário:

Postar um comentário